8.17.2007

Hora do recreio!

Crianças são os seres que têm as melhores constatações do mundo. E merecem ser registradas. Meu primo Lucas é uma dessas crianças e um dia desses ele chegou a uma conclusão surpreendente. Conversando sobre como é boa a infância, de como é bom poder brincar e não ter que trabalhar, ter tempo pra tudo, ele me disse o seguinte: "adulto não tem tempo pra nada porque tem que só trabalhar, criança não, criança tem a hora do recreio pra brincar. Adulto tinha que ter hora do recreio também!" Não é fabuloso! Hora do recreio para os adultos! Não é aquele intervalozinho que você vai tirar para cuidar dos seus assuntos pessoais durante o trabalho, não. Nem aquele esportizinho que você faz para te manter em forma. Não é nada disso. É recreio! Pra brincar, não pensar em obrigações, trabalho, corpo, saúde, nada. Igual criança mesmo, recreio pra brincar. Quem foi que disse que adulto não precisa disso? Acho que ninguém disse que não, mas também ninguém disse que sim, então eu digo agora, adulto precisa de brincar sim! Por que não? Essa história de que trabalho dignifica o homem, nunca me convenceu, pra mim o que dignifica o homem é o prazer, à toa e espontâneo por assim ser. E tem prazer maior do que brincar!? A gente vai adultecendo e esquecendo o melhor da vida, a liberdade nata, que só a criança tem. Então voltemos aos bons tempos! Sem barreiras de status e organização social que ditam como um adulto tem que ser. Façamos um intercâmbio com a infância, a começar pela hora do recreio!